Caminhos vol. 1

Apresentação

Se nossa vida é uma peregrinação sem fim, as lições são inacabadas e o peregrino de Nazareth nos convida a continuar sempre, deslizando por respostas provisórias. (Marcos Monteiro, 2022).


Nesse ponto da caminhada a Casa de Educação Taylor-Egídio celebra cem anos na cidade de Jaguaquara, Bahia. Como marco desse percurso, este livro, o primeiro da Série Caminhos, tem como objetivo divulgar a produção científica produzida pelos docentes e discentes dessa instituição.
Os capítulos que formam esse livro surgiram da inquietação e curiosidade de estudantes do Ensino Médio, os quais orientados por pessoas igualmente inquietas e curiosas, mergulharam no desafio da pesquisa científica.
Esses trabalhos oferecem respostas provisórias e lições inacabadas porque não encerram o assunto apresentado, mas ao contrário, oferecem outras questões e convidam sempre a revisitar caminhos já percorridos.
Esse livro traz parte da peregrinação pela Casa de Educação Taylor-Egídio de seus estudantes, professores e de tantos colaboradores entre membros de banca avaliadora, familiares e amigos, sem os quais esses trabalhos não teriam sido realizados. Nesse sentido, os capítulos são um monumento a esses encontros. Para quem os produziu e quem colaborou com sua construção, são, além de temas acadêmicos, objetos de afeto que guardam as memórias de longas leituras, de encontros, discussões, do nervosismo e angústia que envolveu a apresentação desses textos, inicialmente como Trabalhos de Conclusão de Curso do Ensino Médio.
Ao reunir esses textos em forma de livro, tornam-se públicas as produções científicas da Casa de Educação Taylor-Egídio, mas também se torna pública a alegria pelas conquistas dos autores e daqueles que prontamente se juntaram a esse projeto para colaborar com o seu tempo, conhecimento e afeto na produção desse livro.
Esse livro é fruto e resultado de uma colheita de grandes esperanças. É também uma semente de outros projetos a serem produzidos na Casa de Educação Taylor-Egídio, por isso pretende ser o primeiro volume de uma série de produções científicas a partir dos trabalhos produzidos por seus pesquisadores.
Que os leitores possam passear através desses caminhos possíveis que foram percorridos pelos autores na qualidade de estudantes, cientistas, missionários e peregrinos.


Magno Augusto Job de Andrade

Deixe um comentário